quarta-feira, 27 de junho de 2012

Conclusão

Quando consideramos um sistema de Produção, é preciso trabalhar com um Sistema de Gestão (da Qualidade) que considere setores distintos da empresa e aspectos distintos da produção.

"Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores."

O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção.

O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do JIT.

As modernas fábricas de automóveis são construídas em condomínios industriais, onde os fornecedores estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo.

O sistema de produção Just in Time, adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem ocilações.

O objetivo da integração do Kanban e do Just in Time as empresas é melhor aproveitar nas aplicações práticas as vantagens de cada um, e eventualmente aquelas decorrentes de sua integração. Deste modo, concluímos que existem grandes vantagens na aplicação dos dois programas, porém, para que eles efetivamente contribuam para o melhor desempenho e competitividade da empresa devem estar integrados entre si e também alinhados com a Estratégia de Produção. E ainda serem complementares, pois influenciam muito na Qualidade. A Gestão da Qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. Com os sistemas de gerenciamento da qualidade nas empresas, há maior participação e envolvimento de todos, gerando assim uma melhoria nas condições de trabalho.



Por Ana Luíza Braga

Um comentário:

  1. Os assuntos citados neste blog, como: Kanban e Justin in time são considerados métodos práticos na elaboração de uma nova gestão, é importante ser aproveitados as vantagens de cada um deles dentro da empresa, ambos compõe a gestão de qualidade que visa a melhoria contínua.

    Postado por Gabriela C. Rocha

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