terça-feira, 26 de junho de 2012

Sistema Kanban de Produção



       

         Após a II Guerra Mundial, o Japão estava enfrentando sérios problemas, estava em fase de reconstrução de Hiroshima e Nagasaki, problemas econômicos , entre outros. E precisava re-equilibrar sua economia, para melhorar a qualidade e a produtividade e também reduzir custos. Mas , como fazê-lo?
         Taichi Ohno , em uma viagem para os EUA, observou o sistema de abastecimento de estoques de um supermercado; e através das prateleiras percebeu detalhes como reposição de produtos e controle visual para controlar os estoques (à medida que a prateleira esvaziava alguém providenciava a reposição de produtos). Decidiu então, em 1953, implantar esse sistema na Companhia Toyota, e adaptou-o às características de uma linha de produção.
          Porém, de onde veio a palavra Kanban? O nome anterior era "sistema supermercado de abastecimento", porém, a companhia ficou com receio de que o novo sistema pudesse ser rapidamente copiado por empresas concorrentes, por isso, decidiu mudar para "sistema kanban de abastecimento". Kanban em japonês significa "cartão visual", este nome surgiu em razão do sistema de controle visual dos estoques de materiais.
         O sistema kanban de abastecimento apresenta algumas características na forma de controlar os estoques de material. Para explicar de forma básica como ele funciona usarei alguns conceitos básicos:
  • O cartão kanban: O cartão kanban é responsável pela comunicação e pelo funcionamento de todo o sistema e sua função é determinar a quantidade de estoques . È usado nas cores vermelho,amarelo e verde do tamanho e formato que a empresa achar melhor.
  • O quadro kanban: O quadro kanban deve ficar próximo ao estoque de peças no setor de produção. Ele é dividido em colunas e linhas, sendo que as linhas horizontais indicam o tipo de produto.
  • Funcionamento: Quando um produto estiver acabado, deve-se colocar o cartão kanban na caixa ou contentor do produto tirando o cartão do quadro na ordem do vermelho para o verde, pois à medida que for ficando verde sabe-se que já tem bastante estoque , e à medida que for ficar vermelho, sabe-se que está faltando estoques. E à medida que forem enviados ao cliente, deve-se retirar o cartão kanban dele e colocar na ordem do verde para o vermelho.
          Ou seja, quanto mais produtos forem enviados ao cliente, maior será o número de cartões que você terá no quadro, tendo assim a necessidade maior de reposição. Porém, se algum item do quadro estiver vazio, ou seja, sem cartões, isto significa que todos os produtos estão feitos e não deve mais ser produzido.
         Por conseguinte, o sistema kanban de abastecimento apresenta uma série de vantagens para a empresa e os funcionários. Lembrando que, cada empresa adota o kanban à forma que achar melhor para sua produção. Uma das vantagens é reduzir a quantidade de estoques, que prejudica a empresa (pois reduz custos) e a produção(pois é mais gerencial). O kanban é extremamente simples de ser implementado, e extremamente eficiente.

Por Letícia C. R. Santos

3 comentários:

  1. Muitas pessoas costumam confundir os conceitos de Kanban e Just in Time.O Sistema Kanban foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques ("Kanban" significa "cartão visual" em japonês) com a função primordial de viabilizar a produção "Just in Time". Portanto o ganho real no sistema produtivo advém do funcionamento "Just in Time" da operação e não necessariamente da aplicação ou não de Kanbans.

    Por Rafaela Moraes

    ResponderExcluir
  2. O sistema "Kanban" trabalha, as vezes, em conjunto com "Justin in time" já que trabalha para auxiliar a produção do JIT. Um método prático da gestão de qualidade, bastante criativo que deixa o processo de produção bem mais organizado e simplifica o modo de enxergar o serviço.

    ResponderExcluir