terça-feira, 26 de junho de 2012

Just in Time (JIT)


Just in Time é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, no momento exato”, correspondendo ao processo de fabricação dos Produtos na qualidade adequada, na quantidade certa, no momento oportuno e com o menor custo possível. O Just in Time surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo de atraso.

Dessa forma o Just in Time se tornou muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O objetivo de reduzir estoques na filosofia JIT se caracteriza pela manutenção de matérias-primas e componentes em estoque apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento. Tudo isso serve para que o sistema produtivo passe a trabalhar melhor e, portanto alcance melhores índices de qualidade, flexibilidade e confiabilidade. Este tipo de gestão pode traduzir-se em fortes reduções dos montantes de investimento, libertando liquidez para outros fins e na redução de custos de armazenamento. Em contrapartida se reduzem os custos e aumentam os lucros.

A FILOSOFIA JIT

A principal característica da filosofia JIT é trabalhar com a produção puxada, ao longo do processo. O material só é solicitado se realmente existe a necessidade de sua utilização. Percebemos verdadeiramente um combate ao desperdício.


VANTAGENS E PONTOS POSITIVOS

As vantagens deste sistema de produção estão na contribuição a estratégia competitiva da empresa, através da melhoria dos principais critérios competitivos a seguir:


• Redução de custos;


• Melhoria da qualidade;


• Aumento da flexibilidade, através da resposta do sistema, 

atingido pela redução dos tempos de processamento;


• Aumento do fluxo;

• Maior confiabilidade dos sistemas, pela robustez do sistema, atingida através da maior visibilidade dos problemas e soluções dos mesmos.


PONTOS NEGATIVOS

Uma das principais limitações do JIT está ligada a própria flexibilidade de faixa do sistema produtivo, no que tange a variedade de produtos oferecidos e as variações de demanda de curto prazo. Isso de certa forma provoca limitações. O sistema JIT precisa de demanda estável para balancear o fluxo, o que sabemos não ser possível pelas oscilações do mercado. Ocorre que quanto maior a instabilidade do mercado maior será a necessidade de aumentar estoques, o que vai contra a própria filosofia JIT. Outro aspecto importante é que muita variedade de produtos tende a complicar o roteiro de produção. Há ainda o risco de interrupção da produção por falta de estoques, aliado a problemas como quebras, greves, dentre outros problemas.

CONCLUSÃO

Podemos então concluir que o sistema Just in Time além de ser um sistema de administração da produção é também uma “filosofia” de administração que vai de encontro aos problemas e suas causas, buscando sempre a melhor solução. Não se trata de um sistema perfeito ou completo, pois como percebemos possui pontos positivos, mas carrega algumas limitações como qualquer outro sistema de produção. Utilizado corretamente e dentro de uma visão filosófica pode trazer grandes benefícios, como aumento da qualidade, confiabilidade, redução de custos e em contrapartida aumento da produtividade e lucros. Contudo ao implantarmos JIT na produção estamos otimizando resultados, seja pela melhoria da qualidade ou pela eliminação dos desperdícios.

Por Rafaela Moraes



2 comentários:

  1. É interessante lembrar que muitas pessoas confundem kanban com JIT. Muitos afirmam que os sistemas são iguais. Porém, o JIT é uma filosofia voltada para identificar e eliminar desperdícios na produção. Ele é como um grande quebra-cabeças , composto de várias ferramentas para os propósitos de eliminar desperdícios e aumentar a produtividade.
    Já o kanban é apenas mais uma ferramenta do JIT. Quando o kanban é aplicado sozinho serve apenas para controlar os estoques,servindo assim para achar e apontar alguns problemas, que só poderão ser resolvidos com a ajuda da filosofia do JIT e de suas ferramentas.

    Por Letícia C.R. Santos

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  2. Dentro da gestão de qualidade o Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção. Interessante o modo como a Rafaela citou os pontos positivos e negativos deste sistema, dentro dos positivos inclui-se: a organização dos processos, redução de custo, aumento de fluxo entre outros. E nos pontos negativo, principalmente, a questão da demanda estável que é muito importante que se mantenha estável, já que se ao contrário, isso pode ser prejudicial para a empresa uma vez que ela trabalha com um sistema de estoque reduzido e certo, sem acumulação de produtos.

    Por Gabriela C. Rocha

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