terça-feira, 26 de junho de 2012

Gestão da qualidade - parte 2

FATORES INFLUENCIADORES

Existem alguns itens que influenciam diretamente na qualidade da empresa e se coordenados de forma correta auxiliam em uma gestão de qualidade satisfatória. São eles:


  • Qualidade intrínseca (objetivo) - entende-se a capacidade do produto ou serviço de cumprir o objeitvo ao qual se destina.
  • Custo - questão onde deve haver um equilíbrio entre o  bom custo para o empresário (que vai fabricar o produto) e um custo acessível ao consumidor (que vai adquirir tal produto), independente de qual seja o público-alvo. Este é um item importante, pois assim será possível alcançar a satisfação de ambos os lados.
  • Atendimento - no quesito: local, prazo e quantidade. Em que esses três quesitos demonstram a importância dada a produção dos bens e na excelência da prestação de serviço. Pois todos são favoráveis ao produto ser entregue no local, prazo e quantidade especificado, no ato da compra, e devidamente cumprido logo depois, o que conta muitos pontos para a gestão qualidade nesta empresa.
  • Moral e segurança - Importantes itens tanto para clientes internos ( funcionários desmotivados, mal-treinados, inconscientes da importância de seus papéis na organização não conseguem produzir adequadamente) quanto para clientes externos que merecem ser atendidos com confiança de que seu local de compra é, literalmente, seguro e de confiança. A empresa precisa saber conquistar seu consumidor e entender suas necessidades principais (o que inclui, a moral).
  • Ética - Tanto as regras e normas, internas, estabelecidas pela organização que se cumpridas pelo funcionário corretamente ou regras impostas pelo governo que se cumpridas pela empresa de forma ética e de responsabilidade. Trazem credibilidade para todos e é mais um fator que influencia no SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade).

CICLO PDCA

Como nem tudo dentro de uma empresa corre a 100% perfeito. Os gestores empresariais sempre possuem trabalho a fazer e claro, visando a melhoria contínua. O ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action) foi um método criado por William Andrews Shewhart e se tornou essencial na gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Shewhart de Qualidade.


Para entender melhor os processos deste ciclo e aplicar na gestão, podemos explicar cada etapa:

  • Plan - nesta etapa, inclui-se definir as metas (quais são os objetivos a serem alcançados?) e definir métodos (a partir das metas geradas, qual a forma de alcançá-las? )
  • Do - divide-se em três: educar e treinar (todos os funcionários que estarão ligados a esta mudança); executar (com os funcionários devidamente aptos a agir, partir para o momento de execução da melhoria); coletar dados (recolher os resultados para análise).
  • Check - trata-se de checar, ou seja, comparar as metas estabelecidas com os resultados obtidos pela experiência e assim, analisar quais foram as mudanças positivas e negativas do processo.
  • Action - onde vai haver a ação de: corrigir, prevenir e principalmente melhorar continuamente. Dependendo da situação, caberá ao gestão uma decisão.

Como o nome mesmo diz, ele é um ciclo e por isso não tem especificamente um fim. É contínuo, pois dentro de uma empresa sempre há o que evoluir e trazer de benefícios.

ISO (International Organization for Standardization).

Não podemos deixar de citar, numa gestão de qualidade, o papel da ISO (Organização Internacional para Uniformização). Baseado na família de normas ISO9000, ou seja, foram desenvolvidas para apoiar as organizações na implementação e operação do SGQ  (Sistema de Gestão de Qualidade).


CONCLUSÃO

 Atualmente as empresas estão se conscientizando cada vez mais da importância da gestão de qualidade, porque é através dela que pode se encontrar um problema existente e depois encontrar a solução para esse problema. O que vai acarretar uma melhoria no processo produtivo, isso gera satisfação dos clientes e o retorno de novos clientes para a empresa também.
Então, podemos observar que a gestão de qualidade está envolvida num aspecto geral da empresa e é um fator fundamental para a sobrevivência das organizações num mundo tão competitivo como hoje em dia.

Por Gabriela C. Rocha



Um comentário:

  1. Seja o kanban , JIT ou outros sistemas de produção, a Gestão da Qualidade é primordial, pois é ela que garante que todas as outras funcionem, os outros sistemas dependem dela.
    Enfim, de acordo com os conceitos gerais da gestão da qualidade, classificamos o Kanban como uma estratégia de melhoria contínua, onde todas as técnicas utilizadas visam a melhor maneira de executar as ações produtivas.E também para que o JIT aplique sua filosofia de administração ele precisa recorrer aos conceitos e fatores da Gestão da Qualidade.

    Por Letícia C.R.Santos

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