segunda-feira, 4 de março de 2013

Resenha sobre o artigo “Empreendedorismo: a necessidade de se aprender a empreender.”

  O Artigo é de autoria de: Ailton Carlos da Silveira, Giovanni Gonçalves, Jardel Javarini Boneli, Niciane Estevão Castro e Priscila Amorim Barbosa (Graduandos de Administração Faculdade Novo Milênio) e Daniele Jannotti S. Villena (Mestre em Administração e Professora da Faculdade Novo Milênio).

  Ele apresenta um conceito sobre empreendedorismo desde a definição da palavra “empreendedor”, o histórico do empreendedorismo, características e até as diferenças e compatibilidades entre um empreendedor e um administrador com a preocupação de destacar a importância que há em ambos.

   O artigo relata que a origem da palavra empreendedorismo, vem do verbo francês “entreprenuer” que significa: aquele que assumi riscos e começa algo de novo”. Então desde muito anos, aproximadamente no século XVII, surgiu a relação empreendedor com riscos e criatividade. A partir do século XX,   de algumas mudanças históricas, o economista moderno, Joseph Schumpeter cita que: “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.” (SCHUMPETER, 1949, apud DORNELAS, 2001, p. 37).
  Ao passar dos anos as definições vão se aperfeiçoando até chegar ao que atualmente é considerado o mais adequado para o tempo em que vivemos. Então, Dornelas (2001, p. 37) define que “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.” Ou seja, todo empreendedor possui visão daquilo que pode surgir uma oportunidade, criatividade para desenvolvê-la, determinação e persistência naquilo que acredita e principalmente ousadia para assumir riscos que devem ser considerados.

  A vida de um empreendedor gira em torno desses cincos fatores e que lá na frente farão a diferença para qualquer empresa se tornar bem-sucedida. Justamente por isso, atualmente, as organizações têm optado por contratar pessoas que possuem características de empreendedor, devido ao fato de serem responsáveis por adotar escolhas de visão, modificação e criação. São esses tipos de profissionais que têm a capacidade de dar maior destaque à empresa diante da concorrência.

  Os autores destacam o fato de existir a possibilidade de algumas pessoas já nascerem como empreendedores natos, porque possuem o dom de criar sucessos no mundo dos negócios. Mas que também a formação do empreendedor baseia-se no estudo, formação, prática ou por influência familiar. Entretanto independente de como se formou um empresário, há situações que podem incentivar as pessoas a entrarem nesse ramo de atividade que seriam dois fatores importantes:
 
  •        A natureza da ação - onde a partir de um momento, se avista uma chance de sucesso e busca fazer algo que seja totalmente diferente do que já foi feito;
  •        A falta ou a inexistência de controle – quando não há regras ou métodos de como agir, liberdade de ação.

  O empreendedorismo ganhou força no Brasil a partir do ano de 1990, quando foi aberta a economia e criaram entidade como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) porém, antes disso, houveram alguns empresários com grande visão decidiram se aventurar num meio ainda obscuro e sem muitas informações necessárias, mesmo assim, contribuíram para a economia do país. A criação dessas entidades citadas são de suma importância para os empreendedores brasileiros, já que incentivam a economia e potencializam o país diante do mundo, de acordo com o artigo onde foi muito bem direcionado a esse lado “político” levando em conta o Governo e seus incentivos para que o trabalhadores possam deixar seus serviços privativos e possam a contribuir no desenvolvimento e na geração de novos empregos no Brasil.

   Além de tudo isso, o artigo leva em consideração o fato de tantas pessoas desconhecerem a diferença exata entre um empreendedor e um administrador. O que é devidamente esclarecido quando se apresenta qual é a função de cada um. Um empreendedor direciona as atividades para um aspecto estratégico das organizações, enquanto o administrador limita e coordena as atividades diárias.  Ainda cita que segundo Dornelas (2001) “as diferenças entre os domínios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintos de negócio: orientação estratégica, análise das oportunidades, comprometimentos dos recursos, controle de recursos e estrutura gerencial.”

  De acordo com o quadro é possível visualizar que o empreendedor está sempre de olho no futuro enquanto o administrador cuida do presente, por isso, a palavra estratégia define o empreendedor já controle e planejamento encaixam perfeitamente ao administrador.

   Enfim, conclui-se que apesar do tempo passado, a definição de empreendedor não obteve alguma variação significativa onde a principal maca é a visão de negócio e a ousadia para assumir riscos. A diferença de empreendedor e administrador está esclarecida através de cada função dos respectivos cargos, percebeu-se que um administrador nem sempre pode ser um empreendedor e vice-versa. Contudo um empreendedor precisa ter ao lado pessoa tenham características que possam enriquecer sua equipe e um administrador auxiliar e muito neste caso. Vê-se que existe a possibilidade de formar empreendedores e as entidades como SEBRAE, Senai, Senac e outras possuem disciplinas voltadas para o empreendedorismo.

   Portando, o empreendedor é o diferencial de uma empresa. É o que une, é quem faz com que tudo se movimente da maneira considerada correta, visando o melhor resultado e assumindo todos os riscos que podem estar sujeitos. A peça importante para o sucesso de uma organização.
 
 
Por Gabriela Rocha.

Um comentário: