segunda-feira, 4 de março de 2013

Resenha do artigo “Conceitos de empreendedorismo”

 
“Conceitos de empreendedorismo” (Revista Científica, 2005, 9 páginas) de VALENCIANO SENTANIN, Luis Henrique e BARBOZA, Reginaldo José aborda de forma clara o conceito de empreendedorismo, as características dos empreendedores e pesquisa de mercado.
Empreendedorismo é algo que vem crescendo muito atualmente. As pessoas tem buscado fazer o que realmente gostam. Neste artigo, da Revista Científica Eletônica de Administração fala sobre esse assunto.  Segundo os autores, “o empreendedor em si é aquele que primeiramente ama o que faz, tem energia para dirigir seus negócios, crê na realização de seus projetos, trabalha em equipe, é comunicativo e conhece o ramo de negócio ao qual trabalha.”
            O conceito de empreendedorismo segundo eles é “o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades, e a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.” Outra definição interessante é a de Souza, Guimarães (2005) “o empreendedorismo, portanto, é um conceito dinâmico, e o empreendedor destaca-se ou surge quando novas situações aparecem, novas decisões são tomadas, novos rumos são escolhidos”.
            Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente. Inovar é a palavra chave do século XXI. E por isso, atualmente tem aumentado o número de empreendedores. Eles são grandes detectores de oportunidades e buscam implementar suas ideias – quer estas dêem certo ou não – para mostrar ao mercado o que tem à oferecer. “Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público-alvo que faz parte de  um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade”.
            Por conseguinte, empreender atualmente é a chave para a motivação e o sucesso. “O empreendedor em si é aquele que primeiramente ama o que faz, tem energia para dirigir seus negócios, crê na realização de seus projetos, trabalha em equipe, é comunicativo e conhece o ramo de negócio ao qual trabalha”. O empreendedorismo, basicamente é transformar um projeto em um negócio lucrativo. Uma frase que resume todo o conceito de empreendedorismo: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”, Peter Drucker.
Por Letícia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário