segunda-feira, 4 de março de 2013

Resenha do Artigo: As Transformações atuais dos Ambientes de Negócios


AS TRANSFORMAÇÕES ATUAIS DOS AMBIENTES DE NEGÓCIOS
  Atualmente, para conquistar um posicionamento significativo diante do mercado se faz necessário um estudo detalhado sobre a estruturação das organizações e o conhecimento de estratégias para manter-se a frente da concorrência.
Estratégia
   Estratégia trata-se de uma forma de pensar no futuro, é um conjunto de regras existentes para uma futura tomada de decisão de uma organização para orientação da empresa.
  Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade. Portanto observa-se que a estratégia é a ferramenta fundamental para a organização buscar a sua melhoria ou mesmo buscar maior crescimento frente as suas concorrentes no mercado.
  Segundo Porter (1986), “a essência da formulação da estratégia para a abordagem competitiva é relacionar uma empresa ao meio ambiente competitivo [...]”. Ou seja, a formulação da estratégia deve ser voltada ao meio ambiente que ela vai disputar, a visão deverá ser direcionada ao seu objetivo.

Cenários
  É um conjunto de características e condições do ambiente externo, esperado ou temido para o futuro, que constitui o plano de fundo para a operacionalização da organização, condicionando sua funcionalidade, suas operações, sua estratégia e, consequentemente, o seu sucesso.
  O Cenário Competitivo exige estratégias inovadoras de Administração. Os estudos de cenários indicam, em muitos casos, a iminência de perigosos problemas operacionais nas empresas para o curto, médio e longo prazo. Soluções estratégicas inovadoras são indispensáveis para os próximos tempos, desde agora e em todos os lugares e empresas do mundo.
  Então, podemos destacar o conhecimento como uma força que irá modelar a vantagem competitiva, pois a organização deverá ter cérebros quantitativa e qualitativamente suficientes para dar suporte a essa busca pelo futuro.

Estratégia Corporativa
  A estratégia corporativa tem o objetivo da organização como foco para os negócios da empresa. Ela visualiza todos os negócios que a organização visa e busca atuar.
  É o plano do jogo gerencial geral para uma empresa diversificada. Elas orientam e conduzem a corporação em seu ambiente global, econômico, social e político. Consiste das mudanças feitas para estabelecer posições comerciais em diferentes indústrias e abordagens usadas para gerenciar o grupo de negócios da empresa.
  Maximiano (2004, p. 383) comenta que a estratégia corporativa: “Abrange os objetivos e os interesses de todos os negócios”. Nela serão desenhado os futuros investimentos e onde serão direcionados os recursos. Ele destaca três decisões importantíssimas para a estratégia corporativa, sendo elas:
  • Em que tipos de negócios a empresa deve atuar?
  • Quais são os objetivos de cada ramos de negócios?
  • Como devem os recursos ser alocados para realização desses objetivos.
  E são decisões como essas que formam a estratégia corporativa da organização.
Estratégia Funcional
  Na estratégia funcional, os objetivos são definidos de acordo como o ramo de atividade do setor. Cada função do negócio precisa de uma estratégia funcional que conduz suas ações no âmbito do negócio. 
  O papel principal de uma estratégia funcional é fornecer apoio para a estratégia geral de negócios e para a abordagem competitiva da empresa.

Estratégia Operacional
  As atividades desenvolvidas no cotidiano da empresa, são de responsabilidade da estratégia operacional, é nela que serão estabelecidas as atividades de serviço, de como realizar e quando realizar. Elas estão ligadas com iniciativas estratégicas e abordagens mais restritas para o gerenciamento de unidades operacionais chave (fábricas, distritos de vendas, centros de distribuição) e para o tratamento de tarefas operacionais diárias que tenham significado estratégico (campanhas de propaganda, compra de material, controle de estoque, manutenção, expedição).
  É importante lembrar que a área operacional é onde o serviço ocorre dentro da organização, e ele deve estar inserido no ambiente da missão da empresa como suporte para conquista dos seus objetivos organizacionais.

Elaboração do Plano Estratégico
  Um plano estratégico deve apresentar a definição da missão e dos objetivos desejados pela organização. Ele representa a definição do caminho mais adequado para se alcançar uma situação desejada e constituir instrumentos para realizar as metas identificadas.
  Além disso, o plano estratégico deve ser renovado constantemente, e ele poderá ser realizado como uma previsão a longo tempo.
  Costa (2006, p. 199) comenta que: “Todo plano precisa ter, explicitado, os fundamentos sob os quais foi realizado. Eles estão ligados ao cenário [...] e ao ambiente externo e interno sob qual o plano foi construído”. Sendo assim o plano deve estar ligado ao cenário que a organização estará focada.

Visão
  Pode-se dizer que a visão de uma empresa é a sua imagem, ou melhor, é a maneira que os empregados e dirigentes enxergam a organização.
  A visão de uma empresa traduz de uma forma abrangente, um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, sem designar o modo de alcança-las. Assim, a visão procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa com o objetivo de atingir a excelência profissional melhorando as capacidades individuais. Por isso, ela deve ser expandida entre todo o sistema organizacional entre todos os níveis da empresa, pois ela deve ser entendida e trabalhada por todos. Já que a visão sendo entendida por todos poderá gerar sucesso e crescimento a organização.

Missão
  A missão estabelece o propósito ou as razões para a existência da organização. Identificar ou definir a missão significa entender a qual necessidade do mercado a organização vai satisfazer.
  Ela deve ainda conseguir transmitir quais são os objetivos que a equipe deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenhamento para alcançá-los.
  Conforme Oliveira (1998, p. 71) a missão “deve ser estabelecida à razão de ser da empresa, bem como o seu posicionamento estratégico”. Entende-se assim que a missão é onde a empresa busca ir. Onde ela visualiza a sua área de atuação no mercado.
Portanto, missão é o que a organização busca para si e ira oferecer ao seu cliente externo.

Objetivos
  Trata-se da principal diretriz estratégica da empresa, pois define a situação futura desejada pela organização. O objetivo é definir as situações desejadas em termo de clientes e mercados, produtos e serviços, vantagens competitivas, participação no mercado e desempenho econômico e financeiro.
  Para que ela consiga cumprir suas metas organizacionais, essas devem ser compreendidas, implementadas e mantidas em todos os níveis da empresa.
  Já que objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado para cumprir sua Missão. A estratégia converte essa teoria em desempenho. Sua finalidade é capacitar a organização a atingir seus objetivos em um ambiente imprevisível, pois, intencionalmente a estratégia lhe permite ser oportunista.
  Conforme Serra (2003, p.5), “[...] a determinação de metas e dos objetivos básicos em longo prazo de uma empresa, bem como a adoção de cursos de ação e alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas”. Portanto, se faz necessário uma determinação de objetivos e consequentemente metas, gerando a necessidade de uma visão em longo prazo, como forma de garantir a boa utilização dos recursos, visto que quando se trata de investimento dentro de uma empresa, as mudanças devem ser de forma planejada e coordenada.

Estrutura Organizacional
  Estrutura organizacional é a definição de como as atividades serão organizadas e realizadas na organização. É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
  A estrutura organizacional devera seguir os parâmetros já pré-estabelecidos na visão, missão e objetivos da organização. Observa-se também que a estrutura organizacional deve estar bem relacionada com a estratégia da organização.
  Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. A estrutura é o alicerce de uma estratégia dentro da organização. Não tem como existir uma estratégia se a estrutura não estiver adequada à realidade do sistema a ser desenvolvido.

Conclusão
  Através deste trabalho verificou-se que ao criar uma estratégia, a organização deve se preocupar para que a sua estrutura esteja embasada nos objetivos organizacionais. Já que uma estratégia bem elaborada e uma gestão correta, trazem uma ótima vantagem competitiva para a organização.
  Sendo assim, o papel do cenário estratégico de uma organização é focar o ambiente interno e externo a que ela se propôs a enfrentar. O cenário interno é a sua própria estrutura, será que ela condiz com a realidade necessária e a externa ao ambiente competitivo que ela ira atuar.
 

Por Rafaela Moraes
 
 
 
 
 
 

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