segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Planejamento Estratégico


O planejamento estratégico é uma ferramenta da administração que volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. É também uma técnica comprovada para ajudar que os ajustes dentro da empresa sejam feitos com inteligência, já que é um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos importantes ou relativamente importante, e também a se concentrar em assuntos de relevância.
No Brasil, apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda existem dúvidas sobre o que ele realmente vem a ser e como deve ser formulado, além do fato de ser confundido com o Planejamento a Longo Prazo.
A metodologia do Planejamento a Longo Prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, os planos a longo prazo tornam-se projeções de lucro (para dez anos ou mais) sem muita utilidade, ou seja, é algo que você começa hoje para terminar daqui a algum tempo, num cenário sem mudanças que alterem a sua decisão, o que não é o caso de uma empresa.
Já na metade dos anos 60, foi introduzida a metodologia do Planejamento Estratégico que segundo Philip KOTLER “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização visando maior grau de interação com o ambiente”, ou seja, uma metodologia que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
O grau de interações entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.

Tabela 1 – Comportamentos Opcionais e Respectivas Consequências. 


GRAUS DE INTERAÇÃO
COMPORTAMENTO
CONSEQÜÊNCIAS

NEGATIVO
   





 
Não Reagente

Não Adaptativo

Não Inovativo



Sobrevivência a curto prazo
 



Extinção


           NEUTRO







Reagente

Adaptativo



Sobrevivência a longo prazo
 




Estagnação


POSITIVO





Reagente

Adaptativo

Inovativo




Sobrevivência a longo prazo





Desenvolvimento


FONTE: VASCOCELLOS (1979)

* Se o grau de interação assumido pela empresa for “Negativo” os seus funcionários vão apresentar um tipo de comportamento parecido com os “Dinossauros”, ou seja, um comportamento não reagente, não adaptativo e não inovativo, de maneira a trazer sérias consequências a empresa, sendo elas a sobrevivência a curto prazo e a extinção (falência da empresa).
O grau de interação “Neutro” apresenta funcionários com o tipo de comportamento igual ao “Camaleão”, reagente e adaptavivo porém, apesar de acarretar a empresa uma sobrevivência a longo prazo, os funcionários se encontram em estagnação (paralisação, falta de desenvolvimento).
Já o grau de interação “Positivo” os funcionários se mostram do tipo “Homo-Sapiens” (Homens sábios), com comportamentos reagentes, adaptativos e inovativos, de maneira a ajudar a empresa no seu desenvolvimento e sua sobrevivência a longo prazo.

Existem muitas dúvidas também sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais, então só para deixar claro:
- Plano Estratégico é referente a organização como um todo, é o estabelecimento de metas e a formulação de planos para atingi-las.
- Plano Tático é relacionado com diversas áreas da organização, uma área específica. (Ex: Plano Financeiro, relacionado a área financeira; o Plano de Marketing, relacionado a área de marketing.)
- Plano Operacional é como uma formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, é o que ajuda a orientar e colocar em prática os planos táticos. 


Por Rafaela Moraes

Um comentário:

  1. O planejamento estratégico é um processo contínuo, sistemático e de conhecimento do futuro. Entre suas atividades temos a de tomar decisões, organizar as atividades necessárias à execução destas decisões e medir o resultado dessas decisões. Sempre analisando todos os fatores com cuidado para se evitar riscos. Ele não pode ser fixo, e sim estar sempre sendo executado e se moldando às necessidades da organização. Por fim, o conceito de planejar é algo antigo, Chiavenato 1 diz que “As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação”, o planejamento sofreu uma série de mudanças, e hoje percebe-se que uma empresa não "anda" sem um planejamento contínuo de modo à atingir mais eficazmente suas metas e objetivos, aumentando assim a probabilidade de no futuro, a empresa estar no local certo, e na hora certa.

    Postado por Letícia C.R. Santos

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