terça-feira, 11 de setembro de 2012

Diferença entre Planejamento e Projeção Futura

É necessário mudar a forma como se usa para pensar e falar sobre como orientar nossos negócios. Muitos empreendedores confundem e utilizam do "planejar", como único método para dirigir o seu negócio. Neste texto, entenderemos que existem diferenças entre (planejar e projetar o futuro) que podem ser esclarecedoras.

Primeiramente, a palavra planejar é usada para designar um conjunto de ações para atingir um objetivo já claramente determinado. Ou seja, para construir uma ponte, dirigir um carro, ou no meio de empresas, construir um novo escritório e lançar um novo produto são exemplos de objetivos que devem ser planejados, já que se tem uma meta especificada, agora é necessário colocar em prática as ações afim de alcançá-las.
Mas, se alguém pretende entrar para o mercado competitivo, um passar do mercado nacional para o mercado global torna-se algo mais complexo, que necessita de um raciocínio maior, explorar a ideia, entender as tendências do meio em que se deseja inserir. Com isso, esse processo muito mais trabalhoso e arriscado chamamos de projeção futura. Em sua abordagem são necessárias a análise de medidas de resultado, do indicadores críticos e profissionais aptos para fazer esse tipo de trabalho que ajudem a medir a eficácia das estratégias de ação.

Enquanto projetar futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente atual e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis.
Asim, esses dois elementos são complementares, no sentido de que o planejamento torna-se o resultado tático da projeção do futuro.

Muitas empresas acabam por esquecer da projeção futura e usam como planejar a sua única opção. Mas é aí que está o erro, pois elas acabam tendo que seguir rigidamente as suas metas estabelecidas pelo planejamento quando dentro de uma organização podem acontecer mudanças, ameaças ou o surgimento de uma nova oportunidade que por medo de "perderem o foco" do seu objetivo deixam de aproveitar e sofrem as consequências dessas escolhas. O sucesso empresarial trata-se de um quebra cabeça dinâmico, onde as peças não podem ser encaixadas de uma só vez (como em um plano) mas sim, colocadas a cada dia, mês e ano (como em uma projeção do futuro).

A partir disso, não queremos dizer que projeção futura seja mais importante que planejar, mas sim, que  juntamente com líderes que dominem ambas as práticas os dois métodos são necessários para uma empresa bem-sucedida.

Postado por Gabriela Rocha.

Um comentário:

  1. Planejamento e projeção futura são muito importantes para uma organização, os dois devem sempre andarem juntos para para atingir as metas. O planejamento torna-se um resultado estratégico da projeção do futuro, se tornando um quebra-cabeça, montado conforme a necessidade. Por fim, as empresas devem então planejar estrategicamente, mas sempre visando uma projeção do futuro para melhor aproveitamento e eficácia das ferramentas do planejamento estratégico.

    Postado por Letícia C.R. Santos

    ResponderExcluir