quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Administração Estratégica


  • Definição
È um processo contínuo que visa integrar o ambiente à empresa, visando atingir objetivos organizacionais. Ela vê a relação entre empresa e ambiente como algo essencial para a formulação de estratégia.
Tem vantagens competitivas, mercadológicas e de processos.

  • Administração Estratégica vs. Planejamento Estratégico
Muitos confundem a Administração Estratégica com o Planejamento Estratégico. Basicamente, a AE é mais ampla e sistêmica, visando atingir e implementar estratégias dentro da organização e integrando-a com o ambiente, já o PE, ele é uma ferramenta que a Administração Estratégica usa para alcançar seus objetivos, ela usa o PE como parte do sistema.

  • Ferramenta da Administração Estratégica : Análise SWOT
A análise SWOT foi criada por um pesquisador da universidade de Harward como o objetivo de identificar a posição estratégica da empresa no ambiente. O termo SWOT identifica o que vai ser analisado : Strengths (Força), Weaknesses (Fraqueza), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

- Força (Interna) : A força (Strengths) interna à organização ajuda e é analisada para mostrar os pontos positivos da empresa. Exemplo: qualidade do produto.
- Fraqueza (Interna) : A fraqueza (Weaknesses) também é interna à organização, atrapalha e é analisada para mostrar os fatores negativos da empresa, os pontos que são desvantagens frente ao concorrente. Exemplo: Custos altos.
- Oportunidades (Externa) : As oportunidades (Oportunities) são externas à organização e ajudam a empresa, e é analisada para determinar fatores que contaria como ponto positivo para a empresa caso ela viesse a adquiri-lo. Exemplo: abertura de mercados estrangeiros.
- Ameaças (Externa) : As ameaças (Threats) também são externas à organização e atrapalham a empresa, e é analisada para determinar fatores que estão fora do controle da empresa e são negativos, algo que pode atrapalhá-la. Exemplo: novas tecnologias.


  • Evolução do Pensamento Estratégico 

Postado por Letícia Santos



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Diferença entre Planejamento e Projeção Futura

É necessário mudar a forma como se usa para pensar e falar sobre como orientar nossos negócios. Muitos empreendedores confundem e utilizam do "planejar", como único método para dirigir o seu negócio. Neste texto, entenderemos que existem diferenças entre (planejar e projetar o futuro) que podem ser esclarecedoras.

Primeiramente, a palavra planejar é usada para designar um conjunto de ações para atingir um objetivo já claramente determinado. Ou seja, para construir uma ponte, dirigir um carro, ou no meio de empresas, construir um novo escritório e lançar um novo produto são exemplos de objetivos que devem ser planejados, já que se tem uma meta especificada, agora é necessário colocar em prática as ações afim de alcançá-las.
Mas, se alguém pretende entrar para o mercado competitivo, um passar do mercado nacional para o mercado global torna-se algo mais complexo, que necessita de um raciocínio maior, explorar a ideia, entender as tendências do meio em que se deseja inserir. Com isso, esse processo muito mais trabalhoso e arriscado chamamos de projeção futura. Em sua abordagem são necessárias a análise de medidas de resultado, do indicadores críticos e profissionais aptos para fazer esse tipo de trabalho que ajudem a medir a eficácia das estratégias de ação.

Enquanto projetar futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente atual e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis.
Asim, esses dois elementos são complementares, no sentido de que o planejamento torna-se o resultado tático da projeção do futuro.

Muitas empresas acabam por esquecer da projeção futura e usam como planejar a sua única opção. Mas é aí que está o erro, pois elas acabam tendo que seguir rigidamente as suas metas estabelecidas pelo planejamento quando dentro de uma organização podem acontecer mudanças, ameaças ou o surgimento de uma nova oportunidade que por medo de "perderem o foco" do seu objetivo deixam de aproveitar e sofrem as consequências dessas escolhas. O sucesso empresarial trata-se de um quebra cabeça dinâmico, onde as peças não podem ser encaixadas de uma só vez (como em um plano) mas sim, colocadas a cada dia, mês e ano (como em uma projeção do futuro).

A partir disso, não queremos dizer que projeção futura seja mais importante que planejar, mas sim, que  juntamente com líderes que dominem ambas as práticas os dois métodos são necessários para uma empresa bem-sucedida.

Postado por Gabriela Rocha.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Planejamento Estratégico


O planejamento estratégico é uma ferramenta da administração que volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. É também uma técnica comprovada para ajudar que os ajustes dentro da empresa sejam feitos com inteligência, já que é um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos importantes ou relativamente importante, e também a se concentrar em assuntos de relevância.
No Brasil, apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda existem dúvidas sobre o que ele realmente vem a ser e como deve ser formulado, além do fato de ser confundido com o Planejamento a Longo Prazo.
A metodologia do Planejamento a Longo Prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, os planos a longo prazo tornam-se projeções de lucro (para dez anos ou mais) sem muita utilidade, ou seja, é algo que você começa hoje para terminar daqui a algum tempo, num cenário sem mudanças que alterem a sua decisão, o que não é o caso de uma empresa.
Já na metade dos anos 60, foi introduzida a metodologia do Planejamento Estratégico que segundo Philip KOTLER “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização visando maior grau de interação com o ambiente”, ou seja, uma metodologia que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
O grau de interações entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.

Tabela 1 – Comportamentos Opcionais e Respectivas Consequências. 


GRAUS DE INTERAÇÃO
COMPORTAMENTO
CONSEQÜÊNCIAS

NEGATIVO
   





 
Não Reagente

Não Adaptativo

Não Inovativo



Sobrevivência a curto prazo
 



Extinção


           NEUTRO







Reagente

Adaptativo



Sobrevivência a longo prazo
 




Estagnação


POSITIVO





Reagente

Adaptativo

Inovativo




Sobrevivência a longo prazo





Desenvolvimento


FONTE: VASCOCELLOS (1979)

* Se o grau de interação assumido pela empresa for “Negativo” os seus funcionários vão apresentar um tipo de comportamento parecido com os “Dinossauros”, ou seja, um comportamento não reagente, não adaptativo e não inovativo, de maneira a trazer sérias consequências a empresa, sendo elas a sobrevivência a curto prazo e a extinção (falência da empresa).
O grau de interação “Neutro” apresenta funcionários com o tipo de comportamento igual ao “Camaleão”, reagente e adaptavivo porém, apesar de acarretar a empresa uma sobrevivência a longo prazo, os funcionários se encontram em estagnação (paralisação, falta de desenvolvimento).
Já o grau de interação “Positivo” os funcionários se mostram do tipo “Homo-Sapiens” (Homens sábios), com comportamentos reagentes, adaptativos e inovativos, de maneira a ajudar a empresa no seu desenvolvimento e sua sobrevivência a longo prazo.

Existem muitas dúvidas também sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais, então só para deixar claro:
- Plano Estratégico é referente a organização como um todo, é o estabelecimento de metas e a formulação de planos para atingi-las.
- Plano Tático é relacionado com diversas áreas da organização, uma área específica. (Ex: Plano Financeiro, relacionado a área financeira; o Plano de Marketing, relacionado a área de marketing.)
- Plano Operacional é como uma formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, é o que ajuda a orientar e colocar em prática os planos táticos. 


Por Rafaela Moraes